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5ª EDIÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DA SUINOCULTURA TRAZ INSIGHTS SOBRE MERCADO, INFORMAÇÃO DE ALTA QUALIDADE

Entre os dias 28 e 30 de outubro, a 5ª edição do Fórum Estadual da Suinocultura, promovido pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) e suas associações filiadas: Associação de Suinocultores do Centro Oeste Mineiro (ASSUICOM MG), Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP), Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (COOSUIPONTE) e Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (ASTAP), com patrocínio da Nutron Cargill e Zoetis, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), CooperOESTE, Suinco e 3tres3, reuniu suinocultores, profissionais do setor para um ciclo de palestras e paineis sobre os principais desafios e oportunidades da suinocultura. 

Com uma programação rica e diversificada, o evento tratou de temas que são fundamentais para o crescimento sustentável da atividade. Ao longo de três dias, debates sobre produtividade,gestão de pessoas, estratégias comerciais e o mercado global de carnes foram discutidos, trazendo insights para os participantes. 

Tempo e Produtividade na Suinocultura

Na abertura do Fórum, no dia 28 de outubro, o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite deu às boas-vindas e iniciou a 5ª edição “É um prazer realizar nosso quinto fórum. Mais uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento do nosso associativismo, com a participação de todas as entidades. Aproveitem ao máximo e um excelente evento a todos.” A primeira palestra ficou por conta da palestra de Lorena Fonseca, especialista em otimização de rotinas e aumento de produtividade. O tema da palestra, “Tempo e Produtividade na Suinocultura: Estratégias para Resultados Consistentes”, abordou uma questão crucial para os suinocultores: como aumentar a produtividade.

Lorena conduziu os participantes por um caminho de melhoria contínua, mostrando que pequenas mudanças nos processos diários podem resultar em grandes ganhos. “A chave para a produtividade está na gestão do tempo, e cada minuto pode fazer a diferença entre o sucesso e a estagnação”, afirmou Lorena, que compartilhou exemplos reais e dicas aplicáveis para quem busca uma gestão mais eficiente e resultados mais consistentes.

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Impacto da febre aftosa: o status de zona livre e seus efeitos no mercado de suínos

No segundo dia do evento, 29 de outubro, o painel sobre “A Importância da Retirada de Aftosa para o Mercado de Suínos em Minas Gerais” trouxe uma discussão estratégica e atual sobre o impacto da erradicação da febre aftosa no estado. 

O painel contou com a presença de Guilherme Negro, Diretor técnico do IMA que fez a abertura com um panorama das conquistas sanitárias de Minas Gerais. Natanael Lamas Dias, fiscal agropecuário do IMA, trouxe uma visão técnica sobre o processo de erradicação da doença e o controle sanitário, enquanto Heloiza Irtes, da Topigs Norsvin, falou sobre os desafios operacionais e a importância de um controle rigoroso para garantir a biosseguridade no setor suinícola. O painel explicou como a mudança no status sanitário impacta diretamente a competitividade e as oportunidades de exportação.

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Outro lado da mesa: domine as táticas dos compradores para melhorar suas vendas

O terceiro e último dia de evento aconteceu de forma presencial na sede da ASEMG. A programação iniciou com uma palestra que buscou ensinar como melhorar a performance comercial. Marcelo Pereira, mestre em negociação pela Harvard Business School, trouxe um tema fundamental para qualquer setor: “Outro lado da mesa: domine as táticas dos compradores para melhorar suas vendas”, ao lado de Alvimar Jalles, Médico Veterinário e Consultor de Mercado da ASEMG e Willian Fernandes Naves, Gerente Comercial Fazenda São Paulo.

Com sua vasta experiência, Pereira mergulhou nas técnicas de negociação e nas estratégias que os compradores utilizam para fazer boas aquisições, oferecendo dicas valiosas para os suinocultores que desejam fortalecer suas estratégias de vendas. “Entender a psicologia de quem compra e os parâmetros que guiam suas decisões pode transformar a relação comercial e abrir novas oportunidades”, explicou Pereira, que desafiou os participantes a repensarem a forma como conduzem suas negociações.

Commodities e mercado global: a vez do setor suinícola no cenário internacional

Após o painel sobre vendas, o evento continuou com um olhar voltado para o futuro do setor no mercado global. O painel sobre o Mercado Mundial de Carnes e Grãos, com mediação de Everton Daniel, zootecnista e especialista em nutrição animal, trouxe um panorama detalhado sobre o impacto das commodities, safra e tendências globais no mercado de suínos. William Costa, analista de commodities da Cargill, discutiu a relação entre os preços do milho, soja e outros grãos com o custo de produção da carne suína, revelando como as flutuações nos preços internacionais afetam a rentabilidade dos produtores. 

Em seguida, Leandro Hackenhaar, especialista em nutrição animal, apresentou as tendências de consumo e produção em mercados como os Estados Unidos, Ásia e Europa, demonstrando como as dinâmicas internacionais estão moldando a demanda por carne suína. Por fim, Wilson de Souza Junior, coordenador de inteligência de mercado da Cargill, fez uma análise detalhada sobre o mercado brasileiro, traçando um panorama sobre como o Brasil pode se posicionar de forma estratégica em meio às mudanças globais.