fbpx

ASEMG APRESENTA MEDIDAS EMERGENCIAIS EM REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE SUINOCULTURA

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) se reuniu, nesta quarta-feira (23), com os representantes da Câmara Técnica  de Suinocultura para a apresentação das solicitações das medidas emergências sobre a  suinocultura mineira repassadas ao Governo do Estado de Minas Gerais.

A gestora executiva da ASEMG, Bianca Costa, iniciou fazendo uma análise da suinocultura em Minas ‘’a suinocultura é uma atividade de grande importância para o Agronegócio Mineiro já que conta com 273.197 matrizes divididas em 1.217 granjas, segundo dados do IBGE. Ou seja, representa 13% do plantel brasileiro. Hoje, conta com um faturamento anual de mais de três bilhões de reais, abate cerca de 550 milhões de quilos de carne/ano, além de gerar direta e indiretamente cerca de 160 mil empregos’’, concluiu Bianca Costa.

Em seguida, abordou o cenário desafiador que os criadores de suínos passaram no início de 2022, devido aos altos custos de produção somados às fortes chuvas do início do ano. Diante desse quadro, o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite, afirmou que, em nome de toda cadeia produtiva, a ASEMG acionou o Governo de Minas, por meio de suas grandes parceiras SEAPA e IMA, para solicitação de algumas tomadas de demandas emergências.

Em apoio junto à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF) foram apresentado as seguintes medidas:

1- Retirada dos impostos nas operações de envios de suínos vivos para outros Estados da federação, durante 12 meses.

2- Tributação na entrada de suínos vivos bem como carcaças suínas em Minas Gerais, durante 12 meses. Tal medida protegeria o setor da concorrência canibal advinda de outros Estados e garantiria maior sustentabilidade aos produtores de suínos bem como à indústria frigorífica em Minas, que também vem sendo duramente impactada pela entrada de carcaças de outros Estados.

A entidade está aguardando o retorno das solicitações demandadas aos órgãos competentes.

ASEMG se reúne com os representantes da Câmara Técnica de Suinocultura

Por: Ana Clara Parreiras