fbpx
Pesquisar
Close this search box.

ASEMG REALIZA A CONFRARIA DO PORCO EDIÇÃO POUSO ALEGRE

 

Na última segunda-feira (24), foi realizada na cidade de Pouso Alegre mais uma edição da Confraria do Porco. A Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG) em parceria com a ABRASEL Sul de Minas com apoio do Frigorífico Nutrili, Restaurante Toca do Caboclo, Hotel Dias, SINDIPA e Faculdade UNIVAS.

O projeto tem como objetivo a capacitação de chefs, cozinheiros e donos de bares e restaurantes a respeito da versatilidade, competitividade comercial e sabor da proteína suína.

Com a participação de representantes de estabelecimentos, o evento focou nas vantagens em relação ao sabor e incrementos financeiros do uso da proteína. O que os levará ao aumento da lucratividade dos restaurantes e maior diversidade e valorização dos pratos ofertados ao público em geral.

Tivemos a sala cheia com todos acompanhando atentamente as informações passadas pelos especialistas. Com a finalidade de deixar o encontro mais rico e próximo das realidades dos restaurantes, inicialmente foi realizado o Curso de Cortes Suínos, com o especialista em carne suína Marcos Bisinella, engenheiro de alimentos e especialista em cortes suínos, onde os participantes do evento puderam conhecer os diversos cortes existentes, a partir da carcaça suína bem com o aproveitamento integral de todas as partes do suíno.

No segundo momento, os convidados foram capacitados pelo Chef e Consultor do SEBRAE, além de CEO do Culinária de 2, Fagner Rodrigues, sobre o tema: “Porque a carne de porco faz bem para o seu negócio?”. Logo após a aula todos saborearam uma série de pratos com a nossa estrela a carne de porco, preparados pelo Chef.

Para o André Yuki, presidente da Abrasel no Sul de Minas, ACIV e SEHAV conta que; “O suíno tem uma grande importância na gastronomia mineira, tanto na culinária tradicional, quanto na contemporânea. Na culinária tradicional, o porco é um dos principais ingredientes utilizados em diversos pratos típicos da região, como o feijão tropeiro, o tutu, o leitão à pururuca, entre outros. Sua versatilidade é enorme, se aproveita quase tudo no porco e o modo de preparo é diversificado, sem contar o sabor, propício para uma culinária contemporânea, que tem ganhado destaque em restaurantes e chefs renomados que buscam resgatar e valorizar a tradição culinária de Minas Gerais”, afirmou Yuki.