Com o objetivo de avaliar o desempenho do atual método da Bolsa de Suínos do Estado de Minas Gerais (BSEMG), nacionalmente conhecida por sua eficiência e confiabilidade, entre os associados da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), desenvolvemos e aplicamos uma detalhada pesquisa de opinião que culminou em resultados extremamente positivos. “A BSEMG tem por objetivo a busca pelo melhor valor de comercialização possível ao associado ASEMG partindo de diretrizes ligadas à análise de dados e entendimento do mercado que estamos inseridos. Desde 2019 trabalhamos fortemente neste intuito e percebemos na prática uma nova forma de negociar e entender o mercado. Os resultados da pesquisa BSEMG chegam para validar esta trajetória vitoriosa” disse o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite.
A pesquisa foi criada com o intuito de ouvir as percepções e anseios dos suinocultores associados a ASEMG e contou com a adesão de cerca de 70% dos associados que indicaram que: 83,1% entenderam que o atual método é melhor ou muito melhor do que o empregado anteriormente, que o mecanismo é mais democrático, mais debatido e mais participativo. Os associados ASEMG também indicaram, que cerca de 70% dos casos, a BSEMG retrata a lógica do mercado e é equilibrada entre suinocultores e frigoríficos. Também fora apurado que a Bolsa é confiável, inovadora e democrática. 89,2% dos participantes da pesquisa também indicaram que a formação do preço, via BSEMG, são o resultado da oferta X procura e expectativas. 89,3% dos respondentes também indicaram que trata-se de um mecanismo preciso e verdadeiro e 73,8% dos participantes indicaram que se trata de uma Bolsa que atinge integral ou parcialmente seu objetivo. “A BSEMG é um modelo de formação de preço que mostra a realidade do mercado em nível nacional e ao trabalharmos nossa pesquisa de opinião entendemos que estamos no caminho certo, mas também que ainda temos muito a melhorar” disse Armando Carneiro, diretor de mercado da ASEMG.
Além de opinar sobre o atual método utilizado na Bolsa de Suínos do Estado de Minas Gerais, os nossos associados também sugeriram temas e melhorias a serem tratados no futuro próximo. “A BSEMG só existe de forma tão organizada e verdadeira devida a participação do suinocultor. São eles que dividem os dados de seus sistemas de gestão, garantindo a fidedignidade da informação, também são eles que informam o andamento dos negócios na semana. E são os associados ASEMG que dividem suas opiniões e feeling durante a reunião e que de fato escolhem, através de votação pessoal e intransferível, via aplicativo, quais os valores devem ser negociados e acordados ou não com as indústrias, ou seja, a entidade criou e opera um mecanismo tecnológico, participativo e assertivo, mas quem realmente determina os valores a serem buscados são os associados” disse o presidente.
“Nossa missão, é seguir à risca os desejos e orientação que os associados participantes da reunião da Bolsa determinam através de uma votação democrática” finalizou o diretor de mercado.
SOBRE A BSEMG
A Bolsa de Suínos do Estado de Minas Gerais (BSEMG) é um mecanismo de precificação semanal do quilo do suíno vivo no estado. Ele elaborado e executado pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) e funciona nas seguintes etapas:
- Existe uma plataforma de BI, exclusivamente desenvolvida para a atividade, que retira dados direto do sistema de gestão do produtor (com sua devida autorização e atendendo aos parâmetros de LGPD), o que permite entender a disponibilidade de carne em Minas bem como os movimentos das vendas. Hoje são minerados dados relativos a cerca de 120 mil matrizes;
- A BSEMG dispõe também de um aplicativo onde o suinocultor associado pode acompanhar, na palma de suas mãos, os dados de mercado e que através dele respondem a uma pesquisa pré Bolsa, bem como votam nos preços ideal e mínimo para o fechamento da mesma;
- Através da análise desses dados da plataforma e do app BSEMG a ASEMG, divide semanalmente com os suinocultores associados à ASEMG, durante uma reunião híbrida, as informações sobre o mercado no qual estão inseridos;
- Cada um dos associados responde uma pesquisa sobre seu mercado, compartilha suas percepções e feeling (durante a reunião que acontece semanalmente on-line às 11h00)
- Ao final da reunião cada um dos associados vota, de forma pessoal e intransferível, nos preços que devem ser buscados juntos às indústrias
- Munidos dos resultados da votação, sete negociadores (um de cada região produtora) vão para uma reunião de negociação direta com as indústrias com o objetivo de fechar os valores determinados pelos associados à entidade. Ao final desta reunião temos definido de forma fechada ou indicada o preço das vendas da semana.
Por: Bianca Costa