A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), em parceria com a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG), apresentam o Censo da Suinocultura em Minas Gerais, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão a respeito da cadeia suinícola de suínos a partir de um retrato anual do setor produtivo.
Os últimos dados oficiais publicados em Minas Gerais a respeito do setor datam de 2016, e a falta de informação sempre foi um fator de extrema preocupação da entidade representativa dos suinocultores, uma vez que, sem entender o tamanho e a dinâmica de produção, se torna praticamente impossível propor políticas públicas, desenvolver estratégias comerciais bem como conceber ações diretas que de fato seja positivas para todos os integrantes da cadeia produtiva de suínos mineira.
Frente a este cenário, a ASEMG e a EV-UFMG iniciaram um longo processo de busca dos dados, seguido de sua análise exploratória e a criação de um ambiente interativo, de livre acesso, fácil navegação e atrativo que disponibilizará os dados que retratam o cenário atual da suinocultura mineira, aos nosso produtores e a toda a comunidade que desejar acessar as informações.
OS RESULTADOS ESPERADOS
A entrega do censo permitirá que as entidades de classe, cooperativas, área comercial, pesquisa e suinocultores consigam entender a cadeia onde estão inseridas e possam trabalhar de forma assertiva a partir de seus planejamentos e ações, contribuindo para sustentabilidade do setor, que já é um dos importantes no estado de Minas Gerais.
FONTE DE DADOS E SIGILO
A base de dados utilizada na criação do Censo da Suinocultura Mineira é o Cadastro de Produtores junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão público estadual responsável pela execução das políticas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais. O cadastro do produtor, e do estabelecimento rural com criação de animais, é um ato obrigatório com atualização anual, gerido pela Portaria IMA Nº 2227 DE 29/04/2023. Da mesma forma, o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial que registra o movimento suínos, e demais espécies de interesse produtivo. Os dados foram tratados de forma anônima e agregada, não sendo possível a identificação individual de produtores, sendo resguardado o total sigilo das informações do Censo, em consonância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O acesso de dados ocorreu via Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão – Protocolo: 02370000031202463.